Dr. Sinichiro Maeda
Ginecologia e Obstetrícia
Medicina Integrativa e Emagrecimento
CRM: 94245 / SP RQE: 83797
-Formado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP-Ribeirão Preto)
-Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, no serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto- USP-Ribeirão Preto
-Membro do Corpo Clínico de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Santa Isabel e Hospital São Marcos de Jaboticabal/SP
-Membro do Corpo Clínico de Ginecologia e Obstetrícia da Santa Casa de Pitangueiras/SP
-Mais de 25 anos de experiência
O QUE É A SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICISTICOS?
A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é uma alteração hormonal que ocorre mais comumente em mulheres em idade reprodutiva. A SOP caracteriza-se pela presença de múltiplos cistos nos ovários de pequeno volume, associado a irregularidades menstruais, aumento nos níveis de andrógenos (hormônios masculinos) e resistência à insulina(dificuldade de absorção do açúcar no sangue pelas células do corpo). Isso pode levar a complicações como a pré-diabetes e diabetes tipo II.
QUAIS AS CAUSAS SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS (SOP)?
A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é uma patologia de etiologia complexa e com uma variedade de causas que ainda não estão completamente compreendidas. Acredita-se que uma combinação de fatores genéticos e ambientais estejam envolvidas. Algumas das possíveis causas e fatores de risco são:
- Resistência à insulina: Muitas mulheres com SOP têm resistência insulínica, o corpo acaba tendo dificuldade em utilizar a insulina de maneira eficaz. Isso leva a níveis elevados de insulina no sangue, que podem estimular os ovários a produzir mais andrógenos (hormônios masculinos).
- Hereditariedade: A SOP tende a ter uma certa hereditariedade dentro de uma família, sugerindo que há uma predisposição genética. Se a mãe ou irmã tem SOP, tem se uma chance maior de desenvolver a condição.
- Inflamação crônica subclínica ou silenciosa: É uma inflamação de baixo grau que se prolonga por meses ou até anos, em todo o corpo, é uma ameaça silenciosa que pode causar várias doenças. Na SOP podem ocorrer essa inflamação de baixo grau, estimulando os ovários policísticos a produzir excesso de andrógenos (hormônios masculinos). o que leva ao hirsutismo (crescimento excessivo de pelos no corpo e rosto) e acne.
- Aumento da produção de insulina: O excesso de insulina pode levar ao aumento na produção de andrógenos, ocasionando os sintomas da SOP.
COMO DIAGNOSTICAR A SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS (SOP)?
Para o diagnóstico da síndrome dos ovários policísticos (SOP) geralmente utilizamos uma combinação de avaliação clínica, exames laboratoriais e exames de imagem. Podemos usar os critérios de Rotterdam que são frequentemente utilizados, que exige pelo menos dois dos seguintes três critérios para um diagnóstico:
- Ovários policísticos: Consiste na identificação de múltiplos micro cistos nos ovários através da ultrassonografia.
- Hiperandrogenismo: (excesso de hormônios masculinos) quando os níveis de hormônios masculinos (andrógenos) aumentam no sangue, causam sintomas como excesso de pelos (hirsutismo), acne e calvície de padrão masculino.
- Irregularidades menstruais: Ciclos menstruais irregulares, ciclos menstruais muito longos (oligomenorreia), ausência de menstruação (amenorreia)
Além disso, o médico pode realizar os seguintes exames:
- Exame físico: Identificação dos sinais físicos da SOP, como aumento excessivo de pelos, acne e ganho de peso, sinais de resistência insulínica (acantose nigricans-manchas escuras nas dobras do corpo).
- Exames de sangue: Quantificar os níveis hormonais, incluindo testosterona, hormônio luteinizante (LH), hormônio folículo-estimulante (FSH), glicose em jejum e insulina basal, exames tireoidianos.
- Ultrassonografia pélvica: Para visualizar os ovários e identificar a presença de micro cistos.
Outros testes podem ser realizados para excluir outras condições que possam causar sintomas semelhantes, como distúrbios da tireoide ou hiperplasia adrenal congênita.
QUAIS OS SINTOMAS DA SOP?
Os sintomas podem incluir ciclos menstruais irregulares, aumento de pelos no corpo(hirsutismo), acne e pele oleosa, ganho de peso com dificuldade para perda de peso e dificuldade para engravidar ou infertilidade, alopecia( queda de cabelo). A SOP pode aumentar os fatores de risco no desenvolvimento de diabetes tipo II, hipertensão arterial e risco de doenças cardiovasculares.
QUAIS AS COMPLICAÇÕES ASSOCIADAS A SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS (SOP)?
- Diabetes tipo II
- Obesidade
- Hipertensão arterial
- Doenças cardiovasculares
- Apneia do sono
- Depressão e ansiedade
QUAIS OS TRATAMENTOS PARA A SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS (SOP)?
Tratamentos para SOP:
- O principal tratamento da SOP consiste nas mudanças no estilo de vida (dieta saudável, pratica de exercícios físicos regulares, cuidados com componente espiritual e mental)
- Tratamentos medicamentosos (contraceptivos orais, anti-androgênicos, metformina)
- Tratamentos complementares como suplementação, acupuntura.
- Tratamentos para infertilidade como indução da ovulação, fertilização in vitro nos casos de infertilidade.
- Tratamento de apoio psicológico para melhora da autoestima e na imagem corporal
- Acompanhamento com nutricionista para correção alimentar e redução na ingesta de carboidratos.
- Fazer um acompanhamento médico regular para prevenir complicações
LEIA MAIS:
VÍRUS HPV-VERRUGAS VAGINAIS, CÂNCER DE COLO UTERINO
MENOPAUSA E TERAPIA DE REPOSIÇÃO HORMONAL
OBESIDADE: 4 ESTRATÉGIAS DE EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL NOS DIAS ATUAIS